terça-feira, 15 de novembro de 2011

ATIVIDADE 6- TELEJORNAL MATEMÁTICO

Nas últimas atividades que desenvolvemos, tivemos a oportunidade de verificar que existem muitas pessoas que são fascinadas pela matemática e a veem como uma ciência atraente, desafiadora e prazerosa.
Fato esse comprovado através da pesquisa feita na internet, onde encontramos inúmeros sites e blogs específicos dedicados a  Matemática, com  muitos atrativos, informações, curiosidades e desafios matemáticos.
Também pesquisamos sobre a matemática em situações cotidianas, alguns de seus usos, inclusive para ajudar na organização de um orçamento familiar.
Vamos então, reunir algumas dessas informações e produzir um Telejornal de matemática?
Para isso pesquisaremos e selecionaremos a seguinte pauta (temas para serem explorados como  matérias) para  nosso Telejornal:

Tema1- Notícias sobre matemática já publicadas em jornais ou Telejornais;
Tema 2- O uso da matemática em nosso dia a dia;
Tema 3- Profissões que precisam da Matemática;
Tema 4- História da Matemática;
Tema 5- Pesquisas sobre Curiosidades matemáticas.

  • Forme equipes de 4 alunos, e em sites de pesquisa indicados pelo professor pesquise os dois temas sorteados para sua equipe;
  • Escolha as palavras chaves referentes ao seu tema pesquisado, para dar início a sua pesquisa;
  • Em seu caderno, vá anotando os textos, vídeos ou reportagens mais interessantes relativos a seu tema de pesquisa, não se esqueça de também anotar o endereço(link) da página visitada;
  • Entre as páginas que sua equipe visitar, selecione  apenas um  assunto de cada tema, aquele que na opinião da equipe for mais interessante, curioso ou atual,  para desenvolver sua matéria para o Telejornal.
  • Após a seleção dos assuntos pesquisados por sua equipe , preencha a tabela de Pauta abaixo:

Cada equipe deverá:
  •  Escrever o texto das matérias;
  • Se houverem vídeos ou imagens a serem usados, providenciar o download da internet;
  • Se necessário, elaborar o questionário das entrevistas;
  • Providenciar a confecção dos demais materiais necessários para realização do Telejornal e cenário;
  • Ensaiar a apresentação do telejornal.

Com auxílio de uma câmera digital, filmar o telejornal e as matérias preparadas por cada equipe e depois editá-lo num único Telejornal.
OBS: Providenciar a assinatura da autorização do uso de imagem de todas as pessoas envolvidas nas filmagens e entrevistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário